quarta-feira, 24 de março de 2010

Visita ao MAE/MAFRO

Aproveitem a nossa visita ao Museu Etnológico e ao Museu Afro-Brasileiro da UFBA para conhecerem um pouco mais da rica simbologia das culturas indígenas e afro-brasileiras que compõem os acervos dos Museus. Inicialmente, façam uma exploração visual de todo o acervo exposto e depois detenham-se a uma ou duas peças, procurem compreender o significado do objeto para a etnia que o produziu com as informações que estão disponíveis no local de sua exposição. Após a visita realizem pesquisas para a obtenção de mais informações sobre o povo ao qual pertencem os objetos que mais chamaram suas atenções.


Professor Álamo Pimentel

Antropologia da educação

2 comentários:

  1. muito boa redação sobre a visita no museu. gostei bastante.

    iremos trabalhar na proxima quarta em grupo e trabalharemos o capitulo quatro do livro "da natureza da cultura", intitulado o desenvlovimento do conceito de cultura que se encontra na xerox.

    boa semana santa
    beijos a todas

    ResponderExcluir
  2. Depois do nosso Rebolation cultural fiquei viajando na letra da música e logo associei a primeira estrofe"coloque a mão na cabeça que vai começar..." a ação de colocarmos a mão na cabeça, e com a experiência vivenciada reconstruirmos em nossas mentes a importância dos negros e índios na composição do nosso povo. Estar ali frente ao acervo cultural deste povo, deve nos colocar como multiplicadores de uma educação sem preconceitos e além disso de exaltarmos quem tbm contribui para a formação do nosso povo. Quebrar em nos o etnocentrismo europeu que trazemos de modo até inconsciente e celebrarmos que advimos destas raças e que delas devemos nos orgulhar!!!Achei maravilhosa a atividade.

    ResponderExcluir